Plasmacluster
Plasmacluster
Objetivos do Plasmacluster
- Eliminar vírus, bactérias, fungos e substâncias alérgicas suspensas no ar e na superfície quando existentes.
- Reduzir entre 95% à 99,9% a infectividade por vírus e bactérias. Reduzir a possibilidade de reação alérgica em até 97%.
- Aumentar a segurança biológica dos pacientes, familiares, acompanhantes e profissionais que atuam no ambiente hospitalar.
Onde aplicar
Hospitais: Locais onde circulam pacientes, familiares, acompanhantes e profissionais da área de Saúde (salas de espera do Pronto Socorro, UTI, Banco de Sangue, Laboratório, Medicina do Trabalho, Centro de Diagnóstico).
Locais onde existem maior risco de infecção relacionada à assistência (UTI, PS, Centro Cirúrgico, Hemodinâmica, Hemodiálise, Banco de Sangue, Oncologia, salas de preparo, apartamentos/leitos com paciente em isolamento ou com baixa imunidade), como coadjuvante aos programas de controle de infecção.
Ambientes que não atendem a NBR 7256 - Tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) e RDC 50.
Consultórios e Escritórios: Locais onde circulam e trabalham várias pessoas (Consultórios, escritórios, restaurantes, sala das telefonistas, call center, Controladoria, Financeiro, Engenharia). Sala de reuniões, sala do Superintendente, Diretoria, Escolas de Educação Infantil e Berçário.
Funcionamento: Formação e emissão de descarga elétrica de plasma, o mesmo íon “+” e “–” existente na natureza. Tecnologia original da Sharp, o “Plasmacluster” consiste em eliminar e desintegrar vírus, bactérias, fungos e substâncias alérgicas no ar.
Mecanismo gerador de íon Plasmacluster
É aplicado no pólo da descarga elétrica uma tensão “+” e “-”. Ela desintegra a molécula da água e hidrogênio eletricamente, formando o íon “+” do hidrogênio e o íon “–” do oxigênio.
As moléculas de água se unem ao íon, formando um cluster estável.
Os íons gerados são instáveis
Diferencial: Ação imediata aos vírus, bactérias e fungos existentes no ambiente, seja no ar ou na superfície.
Nos modelos da concorrência, é necessário a renovação do ar do ambiente e transporte dos vírus, bactérias e fungos até o foco de combate (exemplo: na saída de ar do purificador).
Possibilidade de planejar o local de maior concentração de íons de plasma, conforme posicionamento do equipamento.
Considerações:
- Oferece uma oportunidade factível para reduzir o risco de infecção nos hospitais e locais onde circulam pessoas.
- Oferece uma solução alternativa para os locais que não atendem às normas e resoluções vigentes no país.
- Fácil de utilizar e oferece flexibilidade de aplicação em diversos locais com o mesmo aparelho.
- Somente necessita de um ponto de energia elétrica para ser utilizado.